STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis em Camaçari


A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) retomou nesta segunda feira (12/4) o processo de recadastramento e renovação de alvará para táxi comum e cooperativado, iniciado em 1º de fevereiro. O órgão da sequência com a fase de vistoria. A inspeção para esse modal acontece até o dia 23 de abril, no pátio da STT situado à Rodovia 512, Loteamento Espaço Alfa, no Jardim Limoeiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Diariamente estão sendo distribuídas 50 senhas, que dá direito a vistoria em um dos turnos da inspeção. “O primeiro dia é o que vem mais pessoas, que costumam vir no turno da manhã. Por essa razão hoje pela tarde está bem mais tranquila”, explicou Ducileide Nazaré, gerente de transporte individual e especial da pasta.

Durante a inspeção, diversos itens são observados, como faróis, a condição do veículo, dentre outras características. “Observamos especificações como o adesivo da STT, validade do alvará, pintura do veículo, a boa condição do conjunto do para-brisa, a limpeza do veículo, equipamentos de segurança como cinto, triângulo, entre outros”, explicou Sandro Rogério, agente de fiscalização de trânsito e transporte da secretaria, ao acrescentar, que também olha se a documentação do veículo está em dia.

A inspeção exige a apresentação dos seguintes documentos originais, para conferência: comprovante de residência do município, no máximo dos 3 (três) últimos meses anteriores; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constando atividade remunerada; Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) atualizado; certificado do IBAMETRO (taxímetro e kit gás), se este for o caso.

Para Marcio Luís, da cooperativa Fone Taxi, o processo do recadastramento está mais célere e simplificado para o usuário. “A forma que eles estão facilitando ao enviar boleto pela internet para fazer o pagamento, a gente não está tendo a obrigação de vir aqui pegar o boleto, pagar e ter que retornar. Isso facilita muito”, reconheceu. O taxista que este ano resolveu vir pela tarde teve a agradável surpresa de não ter fila no pátio.

A mesma boa surpresa teve Adson Oliveira, taxista independente, associado ao Sindicato dos Motoristas de Taxi Autônomos de Camaçari, o Sintac. Ele chegou a ir pela manhã, pegou a senha, mas em razão do esquecimento de um documento teve que voltar em casa. “Peguei a senha antes do meio dia, mas como ficou faltando parte da documentação eu fui buscar, por isso que voltei à tarde. Mas em questão de tempo, foi tudo super-rápido aqui, mesmo hoje sendo o primeiro dia”, declarou Oliveira.

Está sujeito a multa o permissionário que deixar de cumprir alguma etapa do processo de recadastramento e renovação de alvará.

Esses procedimentos estão dispostos nas portarias números 003, 004 e 005/2021 de 8 de janeiro de 2021, publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) de n.ºs 1.576 e 1.577, em 11 e 12 de janeiro de 2021, respectivamente.