Mata de São João volta a oferecer almoço nas unidades escolares

A Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Educação (SEDUC), voltou a fornecer, a partir de hoje (19), almoço para os estudantes da Rede Municipal. As aulas presenciais diárias retornaram no mês de maio, nos turnos matutino e vespertino. Os alunos de ambos os turnos têm acesso às refeições.

O Município entende que a alimentação escolar tem um papel muito importante na vida dos alunos. Afinal de contas, para garantir um crescimento saudável e realizar suas atividades de forma satisfatória, as crianças precisam estar bem nutridas.

De acordo com o secretário de educação Alex Carvalho a segurança nutricional das crianças influencia muito no desempenho escolar. “Nós temos um cardápio específico, no qual apostamos numa alimentação com valor nutricional importante para o desenvolvimento físico e intelectual deles”, pontuou.

“Estamos acompanhando todo o processo de cocção (cozimento dos alimentos através do calor) dos alimentos. Além do almoço, as crianças também contam com um lanche nutritivo e balanceado”, ressalta a nutricionista da SEDUC, Alzira Costa.

Durante a hora do almoço, todos os cuidados estão sendo redobrados. Medidas como a lavagem das mãos, uso de álcool a 70%, higienização das mesas e o distanciamento precisam ser seguidos à risca. “Da preparação ao consumo dos alimentos, estamos seguindo todos os protocolos de segurança”, afirma Costa.

Pais e alunos aprovaram o retorno do almoço, que já era habitual, antes das aulas serem suspensas, com a pandemia do coronavírus. “Eu tenho dois netos e uma filha na Rede e saber que eles voltam pra casa já de barriguinha cheia, me deixa tranquila, uma preocupação a menos”, contou aliviada a dona de casa Rosa Borges.

As 36 unidades de ensino estão sendo contempladas com o retorno do almoço. As 27 escolas e 9 creches iniciaram a semana com um cardápio colorido, com macarrão de forno, frango e salada de legumes.