Mata: Conferência de Saúde traça diretrizes para próximos quatro anos

Na ultima terça (28), a Casa da Cultura de Mata de São João recebeu a VIII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “A qualificação do serviço como garantia de saúde integral da população”. O encontro tem por objetivo reafirmar, impulsionar e garantir a saúde pública de qualidade como um direito humano, além de promover um diálogo e ouvir demandas latentes da comunidade.

O encontro discutiu o Uso da Tecnologia como Ferramenta Inovadora de Integração das Ações de Saúde e Acessibilidade aos Serviços; A Responsabilidade do Usuário na Utilização nos Serviços da Saúde e Saúde da Mulher.

A partir da conferência, são estabelecidas algumas diretrizes que serão colocadas em prática nos próximos quatro anos. “É um evento que realizamos a cada dois anos para tomarmos as diretrizes e avaliarmos o nosso plano de saúde a partir das demandas levantadas durante a conferência” ressalta Tatiane Rebouças, Secretária de Saúde do município.

Tecnologia como ferramenta de integração, inovação e transparência na saúde foi um dos principais temas do encontro. “Com a tecnologia foi possível criar o prontuário eletrônico de forma integrada em todas as unidades de saúde do nosso município. Isso proporciona segurança, melhoria e agilidade no atendimento dos pacientes” salienta Eliezer Leal.

No período da tarde, os participantes se reuniram em dois grupos para discutir sobre os assuntos tratados durante as palestras realizadas no turno matutino. Os grupos trouxeram propostas referentes à saúde da mulher e a tecnologia como uma aliada à saúde para serem anexadas ao relatório da conferência.

A conferência contou ainda com palestras do Dr. Lucas, que tratou da responsabilidade do usuário na utilização nos serviços da saúde e Dr. Nonato Fontes (Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia), que abordou a Saúde da Mulher e a importância dos tratamentos precoces.  

Estiveram presentes o vice prefeito, Bira, a Secretária de Saúde do município, Tatiane Rebouças, gerente do setor de tecnologia da SESAU, Eliezer Leal, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Balbino e representando o legislativo, o vereador Tiago de Zezo.

*Ascom