Lauro de Freitas passa a contar com Secretaria de Segurança Pública para minimizar violência

A cidade de Lauro de Freitas passará a contar com uma Secretaria de Segurança Pública em sua estrutura. A pasta, criada nesse segundo mandato da prefeita Moema Gramacho, será comandada pelo advogado José Pires.

Em entrevista o ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do município informou que a pasta foi criada para minimizar os índices de violência do município, considerado um dos mais violentos do estado. O secretário garantiu que haverá interlocução com órgãos de controle ostensivo, como Polícia Militar e Polícia Civil, da esfera estadual.

“Vamos buscar reviver os conselhos de segurança nos bairros, dotar a cidade de tecnologia, minimizar a violência através do controle de monitoramento… Discutir com a sociedade e não ser criada somente como órgão repressor”, explicou o secretário, que pretende criar conselhos de violência contra o idoso e contra a mulher.

Apesar de ainda não ter metas bem definidas, Pires informou que pretende incluir as escolas no monitoramento, inclusive as particulares. Nesse caso, será solicitada a instalação de câmeras vinculadas à nova secretaria. O objetivo é saber como as crianças estão chegando e saindo das escolas, para que não sejam, nas palavras do secretário, “cooptadas por marginais para a prática de atos criminosos”.

“Segurança hoje é monitoramento. Hoje você pode controlar entradas da cidade para, se o veículo entrar na cidade, ter a placa. Se ele estiver em fuga, você sabe exatamente se ele entrou na cidade ou não”, acrescentou Pires.

O secretário ponderou, em seguida, que tecnologia não é apenas monitoramento.

“É trabalhar onde está ocorrendo mais crimes, onde precisa da atuação. Não se restringe somente a monitorar”, finalizou.

*Bahia.ba