Mata de São João sedia oficinas de projeto que levará alunos à Portugal

A partir desta terça (11) e até o dia 17 próximo, cerca de 150 alunos das redes públicas municipais de Mata de São João e de Salvador participam da etapa presencial de intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Os encontros acontecem na Escola Municipal Maria Odília Vasconcelos, em Mata de São João.

O “Era uma Vez… Brasil” selecionará estudantes do oitavo e do nono ano para uma visita de 10 dias à Portugal. Dos 30 alunos matenses que participam do projeto nesta edição, três serão selecionados para ir à cidade europeia. Mata participa do projeto desde 2016.

No geral, 1500 alunos e 70 professores de seis cidades brasileiras participam desta quinta edição do “Era uma Vez… Brasil”. Além de Mata de São João e Salvador, Jacobina (BA), Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista (SP) e Macatuba (SP) estão envolvidos.

Cerca de 8 mil jovens, de 27 municípios, de 364 escolas e de 1.500 famílias dos estados da Bahia, de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro já foram beneficiados em quatro anos consecutivos do intercâmbio.

A quinta edição começou em março de 2020 e, por conta do avanço da pandemia, teve muitas das suas atividades adaptadas para o formato online.

Conteúdos – “Os alunos farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras” explica a diretora executiva da Origem Produções (realizadora do projeto), Marici Vila.

Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão curtas-metragens de 15 minutos sobre tudo que aprenderam durante o processo do projeto.

Esta edição, o “Era uma Vez… Brasil” traz como tema central o processo de colonização do Brasil. Aborda os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro.

“Esse é um programa que tem colaborado com as redes de educação e com o desenvolvimento da cultura nacional. É muito importante resgatar esses valores e essa trajetória histórica”, afirma o secretário municipal de Educação de Mata de São João Alex Carvalho. “Por isso, fico feliz em receber esse programa em nosso município”, destaca.

Pluralidade – O “Era uma Vez… Brasil” exalta a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade e a ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil. Valoriza a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalha conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo em todas as suas etapas.

*Ascom