Coelba inaugura subestação em Camaçari

A Coelba energizou mais uma nova subestação na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (BA). Com investimento de R$ 23 milhões, a SE Camaçari V reforça o sistema de distribuição do município e de parte do Polo Petroquímico, atendendo mais de 300 mil habitantes.

Com capacidade de 53,2 MVA, a inauguração da nova subestação permite maior flexibilidade operacional, já que viabiliza a transferência de cargas entre as subestações próximas – Camaçari I e Camaçari III, procedimento que garante maior confiabilidade no fornecimento de energia para os consumidores da região, que passam a contar agora com alternativas para o suprimento de energia em casos de contingências do sistema. Além disso, o novo empreendimento torna possível o atendimento de novos clientes, devido ao aumento na oferta de energia.

De acordo com a distribuidora, a SE Camaçari V é totalmente automatizada, o que dispensa a presença de eletricistas e operadores no empreendimento para efetuar manobras nas instalações. Ainda segundo a companhia, este procedimento passa a ser realizado diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Coelba, em Salvador, por comunicação via satélite.

*Ascom