Prefeitura de Camaçari lança edital de credenciamento de instituições educacionais

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), já inicia o ano de 2021 com o pé direito no que diz respeito à ampliação da rede de proteção à educação infantil no município. É que foi lançado o edital de credenciamento para entidades e instituições educacionais comunitárias interessadas em firmar parceria com a administração municipal. Interessados têm até o dia 21 de janeiro para se habilitarem.

E a novidade não para por aí. É que paralelo ao lançamento do edital serão ampliados os números de entidades conveniadas e, sobretudo, de vagas ofertadas, que sairá de 1.500 crianças atendidas para 3 mil, ou seja, a ampliação de vagas será de 100%. O aviso de credenciamento número 0001/2021 foi publicado na segunda-feira (11/1), no Diário Oficial do Município (DOM) número 1.576, divulgado na mesma data. A íntegra do documento, com todas as informações pertinentes, pode ser obtida aqui.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou que a ampliação do número de entidades parceiras e das vagas ofertadas atende a uma vontade política do prefeito Elinaldo Araújo. “Essa é mais uma ação estratégica de governo para avançar na educação infantil de Camaçari, que faz parte do Plano Municipal de Educação”, destacou a titular da pasta.

Atualmente, a prefeitura possui convênio firmado com 11 entidades educacionais comunitárias, que atendem crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade. De acordo com a Seduc, com a ampliação do número de entidades parceiras e das vagas ofertadas, a prioridade é atender crianças de quatro e cinco anos. Com isso, o objetivo é atender a meta de 100% deste público especifico. Com o novo credenciamento, a tabela do aporte financeiro também será atualizada e ajustada, o que proporcionará aos gestores investir mais e melhor nas unidades.

Entendendo que tudo isso irá impactar e repercutir positivamente para as instituições comunitárias e, especialmente, na vida das famílias beneficiadas, Neurilene Martins fez questão de levar a boa nova à Escola Creche Comunitária Carmem Mirim, que será uma das unidades a participar do credenciamento. “A possibilidade de ter essa creche participando das unidades conveniadas muito me alegra, por saber do comprometimento dispensado à comunidade”, ressaltou.

A fundadora da Escola Creche Comunitária Carmem Mirim, Araildes Lisboa, ficou radiante com a notícia da abertura do credenciamento. “Nós e toda a comunidade há muito esperávamos por isso. Tenho certeza que, após firmarmos a parceria com a prefeitura, vamos poder ajudar mais crianças, as coisas irão melhorar significativamente por aqui”, falou a responsável pela unidade ao se dizer honrada em ter recebido as informações diretamente da secretária da Educação.

Situada no bairro Jardim Limoeiro, a Escola Creche Comunitária Carmem Mirim existe há 20 anos. A unidade atende 150 crianças, com idade entre zero a cinco anos e onze meses. Destas, 80 são em tempo integral.

*Ascom