Vacinação contra covid-19 começa nesta terça-feira (19) em Mata de São João

A primeira dose da imunização contra a covid-19 em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, será aplicada nesta terça-feira (19). Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Vacinação, o município inicia a primeira fase com os idosos de mais de 75 anos e com os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já definiu os públicos alvos para as próximas três etapas de imunização, porém ainda não especificou o cronograma de datas. Após os idosos com mais de 75 anos e os profissionais de saúde, serão vacinadas as pessoas com idades entre 60 à 74 anos e posteriormente as pessoas com comorbidades.

Na quarta fase, serão imunizados contra a covid-19 os professores, as forças de segurança e salvamento, os funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

“Estamos empenhando nossos esforços para realizar todas as etapas da vacinação com a maior eficácia possível, como temos feitos em outras campanhas de imunização”, explica o prefeito João Gualberto. “No que depender do Município, tenham certeza que faremos a nossa parte muito bem feita”, diz.

Segunda dose – O gestor destaca a importância da segunda dose e assegura que o sistema municipal de saúde trabalha com planejamento para atender às demandas da Sede, do Litoral e da Zona Rural, no menor tempo possível e com uma comunicação eficiente com a população. A segunda dose será aplicada 14 dias após a primeira.

Locais de Vacinação – Na primeira fase, os idosos com idades acima dos 75 anos serão vacinados nas unidades de Saúde da Família, nas quais são cadastrados. Já os profissionais de saúde serão vacinados na Policlínica Municipal, que fica no Centro da Cidade.

A secretária de Saúde do Município Tatiane Rebouças explica que os profissionais da rede particular terão de apresentar os últimos contracheques, como forma de garantia de que estão na ativa.

*Ascom