O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciará uma investigação sobre a explosão de uma loja de fogos de artifício em Simões Filho, ocorrida na última segunda-feira (19). O MPT abriu um inquérito e determinou que a empresa responsável pelo estabelecimento forneça informações.
Além disso, o órgão solicitou cópias dos laudos de vistoria emitidos pelo Corpo de Bombeiros e documentos junto à administração municipal. Também foi feito um pedido à Superintendência Regional do Trabalho para realizar uma fiscalização na empresa.
O MPT esclarece que, mesmo que as primeiras informações divulgadas confirmem apenas que o proprietário ficou ferido, isso não descarta a possibilidade de se tratar de um acidente de trabalho. O MPT pretende identificar possíveis violações da Norma Regulamentadora 23 e do R-105 - Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro.
Acidentes envolvendo fogos de artifício costumam ser graves e remetem à maior tragédia relacionada a acidentes de trabalho na Bahia, ocorrida em 1998 no município de Santo Antônio de Jesus, quando 64 trabalhadores de uma fábrica de fogos perderam a vida em um incêndio de grandes proporções seguido de explosões", afirma uma nota divulgada pelo MPT.
Mín. 24° Máx. 26°