A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou audiência pública para prestação de contas das ações desenvolvidas e dos investimentos realizados durante o 1º quadrimestre de 2024. A sessão, que ocorreu na segunda-feira (10/6), no plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal de Camaçari, foi presidida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa.
A apresentação foi conduzida pela titular da Seduc, Neurilene Martins, com apoio da equipe técnica da pasta. Dentre as iniciativas implementadas pela secretaria, no período de janeiro a abril de 2024, foram destacadas ações estratégicas que agregaram efetividade às práticas pedagógicas, a exemplo da 3ª edição do Projeto Escola de Verão, realizada de 16 de janeiro a 16 de fevereiro, que inovou contemplando mais de 2 mil alunos em tempo integral. “Nossa rede está dedicada, trabalhando em diversas frentes, para conceber e implementar ações que resultem no aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, na parceria com as famílias e com toda a sociedade”, comentou a gestora.
Ainda no campo das inovações pedagógicas, a secretária também procedeu com a entrega do Referencial Curricular de Camaçari; fez referência à Jornada Pedagógica 2024, que integra um movimento formativo contínuo; bem como aos avanços na estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil, que ocorre em paralelo ao avanço na construção das cinco novas creches, com destaque para duas delas – Creche Professora Eunice Pereira dos Santos, no bairro Ponto Certo; e a Creche Pedro Florentino Bomfim, em Catu de Abrantes – que serão inauguradas em breve.
A coordenadora de Inclusão Educacional da Seduc, Fátima Cardoso, também fez uso da palavra, pontuando dados do setor voltados à inclusão dos estudantes especiais. “Ainda há muito trabalho pela frente, mas é preciso celebrar o fato do cuidador educacional agora ser um servidor de carreira; de termos um Núcleo Psicopedagógico dando suporte aos atendimentos nas escolas; pelo trabalho realizado com os alunos e suas famílias no Crie [Centro de Referência à Inclusão Escolar], entre outras ações e políticas inclusivas”, citou.
Já o gerenciamento dos recursos financeiros foi detalhado pelo subsecretário da Seduc, Francisco Lima Júnior, que discorreu sobre as fontes de recursos e a gestão das despesas, apresentando um quadro geral com os serviços que compõem a oferta da educação pública e a demanda financeira necessária para viabilizá-los.
No momento dedicado à participação da sociedade, as perguntas foram abertas para o público presente e para as intervenções via mensagem de WhatsApp. Uma das participações foi feita pela servidora da Educação, Yuri Watanabe, que também é mãe de uma aluna da rede pública municipal. “Minha contribuição nessa tarde vai ser para reconhecer uma evolução importante, que é a instituição de uma matriz curricular própria para os Anos Finais da Educação Fundamental, voltado para a diversidade e com a cara de Camaçari”, relatou, aprovando o contato da filha com esse conteúdo personalizado e que educa para a vida.
A audiência pública contou ainda com a participação de representantes da diretoria do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CASC-Fundeb); do Conselho Municipal de Educação (CME); do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec); do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Sindsec); entre outros entes da sociedade civil, do Poder Legislativo, bem como de servidores da pasta.
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