A partir desta terça-feira (9), a Bahia dará início à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substituirá o Registro Geral (RG). Os postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping serão os locais responsáveis pela emissão inicial do documento.
A primeira via da CIN será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), será responsável pela emissão do novo documento, que contará com um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A Bahia se junta aos últimos estados brasileiros a implementar a CIN, ao lado de Roraima e Amapá. Inicialmente prevista para 1º de junho, a emissão foi adiada devido a atrasos na integração do Sistema de geração do QR Code, operacionalizado pelo Ministério da Justiça.
A identificação será realizada inicialmente em dois postos na capital, com atendimento restrito. O DPT informou que esta medida visa avaliar o fluxo de atendimento para as novas Carteiras de Identidade na Bahia.
Até o início de junho, 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal, já haviam iniciado a emissão da CIN, que substitui os modelos atuais com validade até 2032. Com o novo documento, o CPF se torna o único número válido para identificação do cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos em todo o território nacional.
Mín. 25° Máx. 28°