Nesta terça-feira (30), o prefeito Elinaldo Araújo se reuniu com representantes da Ecco Fibras, uma empresa paulista especializada em equipamentos de laserterapia, para discutir uma possível parceria e a instalação de uma nova fábrica em Camaçari. O encontro, que teve como objetivo principal explorar oportunidades para a introdução de novas tecnologias, modernização dos serviços de saúde e geração de emprego e renda, foi marcado por uma videoconferência com Henrique Trajano, CEO da Ecco Fibras.
Durante a reunião, a Ecco Fibras manifestou seu interesse em investir R$ 15 milhões no município e criar até 1.000 empregos diretos e indiretos. O CEO anunciou a doação do equipamento "Ecco Reability", que será utilizado para tratamento de ferimentos e reabilitação fisioterapêutica por meio de laserterapia e fotobiomodulação. A Secretaria da Saúde (Sesau) ficará responsável por selecionar a unidade que receberá o aparelho e conduzir os estudos clínicos para a implementação do projeto-piloto.
O encontro também foi uma oportunidade para a equipe técnica da Sesau conhecer a proposta da empresa, que se ofereceu para capacitar os profissionais de saúde locais no uso dos novos equipamentos. O prefeito Elinaldo Araújo expressou seu entusiasmo com a parceria, destacando que Camaçari é uma referência em industrialização no estado e a chegada de uma empresa desse porte contribuirá significativamente para a economia e para a área da saúde do município.
O secretário de Saúde, Luiz Duplat, elogiou a iniciativa e a doação do equipamento, ressaltando a importância da incorporação de novas tecnologias no aprimoramento da rede de saúde. "A presença da Ecco Fibras em Camaçari representa uma oportunidade para expandir os investimentos e gerar novos empregos, o que é extremamente positivo para nossa cidade", afirmou.
Augusto Queiroz, representante da Ecco Fibras no Nordeste, reiterou o objetivo de expandir a presença da empresa na região e destacou que seus produtos são utilizados até em eventos internacionais como as Olimpíadas de Paris. "Estamos confiantes de que esta parceria será um sucesso", comemorou.
Gustavo Vieira, fisioterapeuta e estudante de medicina, além de secretário do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia (Sinfito), e membro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), também participou do encontro. Ele ressaltou os benefícios que a parceria trará para o município, destacando o crescimento constante do setor de saúde e a demanda por tecnologias especializadas na região.
A Ecco Fibras, com 27 anos de experiência no mercado nacional, fabrica equipamentos de laserterapia para áreas como estética, fisioterapia, podologia, odontologia e acupuntura. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov) e contou com a presença dos secretários da Fazenda (Sefaz), Joaquim Bahia; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; e de Governo (Segov), José Gama Neves.
Mín. 25° Máx. 28°