Com o intuito de estabelecer uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e a Comunidade Católica Cidade Santa, localizada em Dias d’Ávila, a titular da Setur, Lúcia Bichara, realizou uma visita de cortesia ao local, que é considerado um santuário pelos fiéis católicos. A parceria visa promover os meios de hospedagem disponíveis na sede e na costa do município.
Durante o ano, a Cidade Santa realiza cinco importantes festas religiosas, atraindo cerca de 5 mil visitantes a cada fim de semana. Lúcia Bichara observou que em eventos recentes, como o último, que contou com mais de 25 mil pessoas, muitos visitantes precisaram se acomodar em barracas ou veículos devido à falta de hospedagem suficiente na cidade. Ela afirmou: “Nossa proposta é oferecer alternativas de hospedagem para os frequentadores da Cidade Santa durante os eventos e festas ao longo do ano”.
Para atender à alta demanda, a titular da Setur destacou Camaçari como uma opção para hospedagem, refeições e outros serviços, visando não apenas suprir a necessidade de infraestrutura, mas também impulsionar o turismo local. “Esta visita também incentiva nossos empresários a reformular e ampliar suas ofertas”, acrescentou.
O missionário Fábio Nascimento, representando o Padre Paulo Avelino, fundador da Comunidade Católica Cidade Santa, elogiou a parceria com a Setur, ressaltando a importância da iniciativa. “A região carece dessa estrutura, e a parceria com Camaçari nos deixa satisfeitos, pois a cidade reconheceu a importância do nosso trabalho”, comentou.
Lúcia Bichara também mencionou o turismo religioso em Camaçari, destacando as festividades evangélicas, as lavagens de início de ano que atraem católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras, e a Casa do Mensageiro em Barra do Pojuca, um dos primeiros roteiros turísticos do município. Ela mencionou ainda o santuário Santo Antônio dos Milagres em Monte Gordo, que pretende revitalizar.
Após a visita à Cidade Santa, o próximo passo será apresentar os hotéis, resorts e pousadas de Camaçari, além de promover visitas dos representantes do santuário às instalações locais para conhecer a infraestrutura e os serviços oferecidos. A visita, ocorrida na quarta-feira (7/8), contou também com a presença das turismólogas Clariana Correia e Cleide Pinheiro, e do servidor Rubem Almeida.
Mín. 24° Máx. 25°