O município de Camaçari deu um importante passo em direção à mobilidade sustentável com a chegada de seu primeiro ônibus elétrico. Na terça-feira (3), 20 profissionais iniciaram o treinamento para operar o novo veículo, uma capacitação que durará três dias e está sendo realizada no Camaçari Plaza Hotel.
O treinamento, oferecido por representantes da Eletra, empresa de referência em transporte público sustentável, abrange aspectos técnicos e operacionais do ônibus. João Abreu, gerente de Pós-venda da Eletra e responsável por ministrar o curso, destacou a importância do conteúdo abordado. "Ensinamos tudo o que o motorista precisa saber sobre as características técnicas e o custo-benefício do veículo, com foco na operação e no conhecimento técnico."
Entre os participantes está Marcos Brito, de 50 anos, motorista com mais de uma década de experiência. Para ele, o treinamento representa uma oportunidade de crescimento profissional. "É um aprendizado valioso. A chegada dos ônibus elétricos a Camaçari é algo novo que vai impulsionar o desenvolvimento da cidade", afirmou.
Além dos motoristas, o treinamento envolve técnicos operacionais, técnicos em manutenção e instrutores, visando formar agentes multiplicadores que repassarão o conhecimento adquirido a outros colaboradores.
O primeiro ônibus elétrico, entregue à Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari no dia 29 de agosto, passará por testes até outubro. Com capacidade para 70 passageiros, o veículo é equipado com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e piso baixo, que garante total acessibilidade.
A Eletra é uma das montadoras que atendem aos critérios técnicos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), coordenado pelo Ministério das Cidades. A aquisição dos ônibus faz parte do eixo "Cidades Sustentáveis e Resilientes", e outros três veículos de diferentes fabricantes—Marcopolo, BYD e Volvo—estão previstos para chegar ao município durante a fase experimental.
A introdução do primeiro ônibus elétrico marca uma etapa importante no projeto iniciado pela gestão municipal, que apresentou ao Ministério das Cidades uma proposta para a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga. Camaçari foi uma das 77 cidades selecionadas para o programa, e a contratação de crédito para a compra dos veículos foi aprovada pela Lei Municipal n.º 1.918/2024.
Mín. 24° Máx. 25°