Na manhã desta quinta-feira (3), o tráfego de veículos nas principais vias do Polo Petroquímico de Camaçari foi interditado devido à realização de um exercício simulado de controle de emergência, organizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari e pela Indorama (Cofic).
O objetivo do exercício é avaliar os procedimentos de segurança coletiva do Complexo Industrial, especialmente no que se refere ao acionamento e uso dos recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e do Plano de Atendimento Médico de Emergência (PAME).
A simulação começou no local da Indorama/Oxiteno, com um vazamento de óxido de etileno seguido de incêndio. As primeiras medidas de controle da emergência foram coordenadas pela Indorama/Oxiteno, que acionou o PAM e o PAME, solicitando apoio das demais empresas do Complexo.
Devido à gravidade da emergência simulada, a Indorama/Oxiteno evacuou seus empregados para pontos seguros, orientando as outras empresas a fazer o mesmo. Cerca de 15 mil pessoas, entre empregados diretos e contratados, participaram da evacuação para pontos distribuídos pelo Complexo Industrial.
As principais vias de acesso ao Polo (Axial, Parafuso, Canal de Tráfego, Ligação, Perimetral e Frontal) permaneceram bloqueadas até as 11h30min para garantir a segurança e facilitar a mobilização das viaturas de combate a incêndio e ambulâncias.
A operação contou com a participação de mais de 150 técnicos, brigadistas e profissionais da área médica, além de 30 viaturas de combate a incêndio e 20 ambulâncias. Também teve o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Sistema de Controle de Trânsito de Camaçari, Corpo de Bombeiros e representantes de diversas entidades comunitárias e da Defesa Civil de Camaçari e Dias D'Ávila.
Este foi o vigésimo quinto exercício simulado de evasão geral das empresas do Polo e o décimo-nono realizado sem aviso. Ao longo do ano, exercícios similares são realizados para testar e aperfeiçoar os sistemas de segurança e a coordenação das equipes técnicas.
Anualmente, o Polo de Camaçari investe cerca de R$ 100 milhões em segurança industrial, incluindo a aquisição de viaturas, treinamento de pessoal e melhoria nos serviços de atendimento médico de emergência, ressaltando a prevenção de acidentes como uma das prioridades do Complexo Industrial.
Mín. 21° Máx. 25°