O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29), que o Pix por aproximação estará disponível a partir da próxima semana. A novidade foi divulgada durante o evento Lide Brazil Conference London, onde Campos Neto explicou que a tecnologia permitirá aos usuários realizar pagamentos aproximando o celular de um terminal, de forma semelhante ao uso atual de cartões de crédito em carteiras digitais, como a Google Wallet.
“Vamos realizar um evento com a Google para lançar o pagamento por aproximação do Pix. Assim como você tem hoje na Google Wallet seus cartões de crédito, que basta encostar o celular para pagar, começaremos a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, afirmou o presidente do BC.
A implementação do Pix por aproximação representa um avanço significativo na experiência de pagamento instantâneo. Segundo Campos Neto, uma das vantagens do Pix é sua capacidade programável, o que possibilita ao Banco Central adicionar novas funcionalidades de maneira ágil.
Com a nova modalidade, os usuários poderão cadastrar suas contas em wallets sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco. Dessa forma, será possível escolher a instituição financeira, salvar a conta na carteira digital e efetuar pagamentos presenciais por aproximação, de modo similar ao funcionamento dos cartões de crédito.
Mín. 25° Máx. 28°