Um mergulhador profissional está desaparecido desde o fim da tarde desta segunda-feira (16) durante uma operação no sistema rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica. O profissional, de 54 anos, atuava por uma empresa terceirizada e realizava a substituição de uma das boias de sinalização da ancoragem da balsa em funcionamento na Baía de Todos-os-Santos, próximo à região da Ponta de Humaitá. Ele mergulhou para executar o serviço, mas não retornou à superfície.
De acordo com a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, o cilindro de oxigênio do mergulhador emergiu sozinho, momento em que um outro profissional de apoio submergiu para verificar a situação, mas não encontrou o colega. "Foram tomadas as devidas providências junto às equipes de segurança e operação envolvidas na sondagem, e acionados o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Marinha", informou a Concessionária em nota.
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local para ampliar as buscas e coletar mais informações sobre o caso. "Adicionalmente, foi divulgado Aviso aos Navegantes, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que, porventura, estejam nas áreas próximas", destacou o CPBA.
Ainda segundo a Marinha, os trabalhos de busca precisaram ser suspensos devido à baixa luminosidade, mas serão retomados na manhã desta terça-feira (17). "Foram empreendidos esforços durante toda a tarde para localizar o mergulhador. Três embarcações civis, incluindo uma lancha da Praticagem da Bahia, participaram da operação, que seguiu padrões técnicos e levou em consideração os efeitos das correntes de deriva e ventos observados na área", informou a CPBA.
As buscas serão retomadas ao nascer do sol, em coordenação com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Investigação
A Capitania dos Portos também anunciou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do desaparecimento. Concluída a investigação e cumpridas as formalidades legais, o relatório será encaminhado ao Tribunal Marítimo.
Mín. 26° Máx. 27°