O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que indica perigo, devido à previsão de chuvas intensas em 34 municípios baianos. O aviso teve início na quarta-feira (18) e permanece ativo nesta quinta-feira (19).
De acordo com o Inmet, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As regiões mais afetadas estão no sul e centro-sul da Bahia.
Municípios sob alerta na Bahia
Entre os municípios baianos incluídos no alerta estão: Arcobaça, Belo Campo, Cândido Sales, Caravelas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Licínio de Almeida, Macarani, Maiquinique, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Piripá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Outros estados também afetados
Além da Bahia, o alerta se estende para áreas de outros estados, como Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha, Litoral Norte Espírito-santense e a região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas esteja atenta a possíveis desastres naturais, evitando áreas de risco e se protegendo em locais seguros. Para emergências, é indicado acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Mín. 26° Máx. 27°