Maria Eduarda, de 5 anos, foi atingida por uma bala perdida na manhã desta quinta-feira (19), no bairro de Nazaré, em Salvador. A criança estava com o pai, Lucas Ferreira, em uma barraca de água de coco, quando o disparo perfurou sua perna.
Segundo o relato do pai, o tiro foi disparado durante uma perseguição. Um homem não identificado, que perseguia um suspeito de roubo, efetuou o disparo. A bala atingiu uma cadeira antes de ricochetear na menina. “Ela gritava de dor. Estava doendo bastante a perna. Tive que estancar o sangue com a minha mão”, relembrou Lucas.
Maria Eduarda foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE). Apesar do susto, não será necessário realizar cirurgia, já que o projétil não ficou alojado nem atingiu ossos. Nesta sexta-feira (20), a menina segue sob observação e passará por um procedimento de limpeza no local do ferimento.
Antônio Ferreira, avô da vítima, contou que a família havia retornado para Salvador há um ano, após viver no Rio de Janeiro por questões de trabalho. “É lamentável. Ficamos desesperados, assustados com o que aconteceu. Mas graças a Deus já está tudo bem”, desabafou.
Buscas e investigação
A Polícia Militar informou que equipes da 2ª Companhia Independente (CIPM/Barbalho) realizaram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes (Dercca), que segue investigando. "Oitivas e diligências continuam para identificar o autor do disparo", informou a Polícia Civil.
Bala perdida: uma triste estatística
Dados do Instituto Fogo Cruzado revelam que, em 2024, oito crianças foram atingidas por disparos de arma de fogo em Salvador e na Região Metropolitana. Entre essas vítimas, uma morreu e sete ficaram feridas. Na quarta-feira (18), Samuel de Andrade de Jesus, também de 5 anos, foi morto por uma bala perdida enquanto brincava dentro de casa, em Itinga, Lauro de Freitas.
Mín. 26° Máx. 27°