A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, deu início ao processo que antecede as cirurgias eletivas. A retomada inclui a realização de exames pré-operatórios e consultas, beneficiando aproximadamente 190 pacientes. Os procedimentos contemplados nesta fase inicial são vasectomia, postectomia e hérnia.
Os exames pré-operatórios e consultas têm como objetivo verificar o estado clínico dos pacientes, identificar riscos potenciais, controlar doenças ativas, minimizar problemas durante a operação e garantir o bom andamento das cirurgias.
Segundo o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, os atendimentos são progressivos e já foram realizados alguns exames em diferentes unidades. Entretanto, certos procedimentos requerem uma consulta mais detalhada com o médico anestesista da clínica responsável, o que demanda mais tempo.
As primeiras cirurgias estão previstas para o fim de fevereiro, podendo se estender até o início de março. Os procedimentos ocorrerão no Centro Médico do Polo, localizado na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), no bairro Camaçari de Dentro.
Guimarães esclarece que a falta de organização nos cadastros dos pacientes inicialmente impactou a celeridade da ação. "Estamos resgatando os pacientes que estavam na lista zero, na lista única do Estado e aqueles com demandas mais urgentes para iniciar as abordagens cirúrgicas. Isso impactou o início da gestão, pois muitos pacientes não estavam registrados na regulação. Estamos buscando esses usuários pelas unidades, demandas espontâneas e listas de prontuários desatualizados, que estamos correndo para atualizar", explicou.
Ele também destaca que, futuramente, a oferta de procedimentos crescerá de forma gradativa. Vale lembrar que as cirurgias eletivas são aquelas que podem ser adiadas ou reagendadas sem prejuízo à saúde do paciente.
Mín. 23° Máx. 25°