Em um esforço para resolver a questão do transporte público municipal, a Prefeitura de Camaçari conseguiu a aprovação dos projetos de lei (PL) n.os 1.175 e 1.177/2025, de autoria do Poder Executivo, em duas sessões extraordinárias realizadas na Câmara Municipal de Vereadores nesta sexta-feira (21).
O primeiro projeto de lei autoriza o repasse financeiro do Tesouro Municipal e a concessão de subsídio tarifário mensal ao transporte público coletivo. O segundo projeto abre ao Orçamento Fiscal do Município um crédito adicional especial de aproximadamente R$ 40,7 milhões para a implantação do novo sistema de transporte.
Ambos os projetos receberam emendas das comissões de Finanças e Orçamento e de Constituição e Justiça da Casa Legislativa. Após a aprovação, os projetos retornaram ao Executivo municipal para sanção do prefeito.
Em janeiro, durante uma reunião entre representantes da prefeitura e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), estimou-se que 45 veículos serão necessários para operar na cidade, abrangendo 27 linhas entre a sede e a orla do município.
A operação inicial será de caráter emergencial, com duração de seis meses, podendo ser estendida por mais seis meses, enquanto o Executivo municipal desenvolve estudos técnicos e de demanda mais aprofundados para a concessão definitiva do serviço.
Mín. 23° Máx. 25°