A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou a aquisição de mais de 3 mil conjuntos de placas e bolsas para ostomia, destinados aos pacientes cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com distúrbios intestinais.
Foram adquiridos 3.500 conjuntos para ostomia intestinal (adulto), 150 para ostomia intestinal pediátrica e 90 adjuvantes de proteção. Esses equipamentos têm como objetivo proporcionar mais conforto, proteção e praticidade às pessoas ostomizadas, além de aumentar o tempo de uso da barreira de pele, prevenir vazamentos, reduzir odores e facilitar o esvaziamento da bolsa. A distribuição dos insumos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do CER II, localizada na Rua da Natividade, no Centro.
As bolsas de ostomia são utilizadas por pacientes que passaram por cirurgias de exteriorização do cólon na parede abdominal, criando um novo trajeto para a eliminação do material fecal. O uso dessas bolsas pode ser temporário ou permanente, dependendo do caso clínico.
A diretora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rucelly Finamori, explicou que no CER II são realizadas intervenções especializadas de natureza interdisciplinar, atendendo às necessidades de cada usuário. “Nosso objetivo é a reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança”, destacou, informando que os materiais foram entregues no dia 20 de fevereiro.
Atualmente, o município conta com cerca de 131 pacientes cadastrados e ativos, dos quais 116 são ostomizados adultos e seis pediátricos. Além disso, há oito adultos e uma criança com urostomias (procedimento que possibilita a eliminação da urina do corpo através de uma estomia).
Mín. 27° Máx. 27°