A Petrobras confirmou neste sábado (24) a retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A decisão foi celebrada pelo prefeito do município, Luiz Caetano (PT), que classificou o retorno da unidade como uma "vitória histórica" para a cidade, a Bahia e o Brasil.
A reativação da Fafen é resultado de negociações entre a Petrobras e a Proquigel, subsidiária da Unigel – uma das principais empresas petroquímicas do país. O acordo encerra um ciclo de incertezas iniciado com a paralisação da fábrica em 2020, e reacende as expectativas de fortalecimento da indústria local, além da criação de empregos e geração de renda para a população.
“A retomada da Fafen é uma vitória histórica para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil. Fruto do empenho do nosso governo estadual, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, e do presidente Lula, que têm trabalhado pela reindustrialização do país”, destacou o prefeito Luiz Caetano.
A unidade da Fafen em Camaçari é estratégica para a cadeia de produção agrícola, por fornecer fertilizantes essenciais ao setor. Sua reativação também representa um marco na política de reindustrialização nacional, defendida pelo governo federal e pelo governo da Bahia.
A expectativa agora é de que a planta volte a operar nos próximos meses, gerando centenas de empregos diretos e indiretos e reestabelecendo o papel de Camaçari como um dos principais polos industriais do Nordeste.
Mín. 23° Máx. 25°