Jaques Wagner garante candidatura à reeleição e confirma Jerônimo Rodrigues como nome do PT para o governo em 2026
Por Bahia Comenta – 26 de maio de 2025
O senador Jaques Wagner (PT) reafirmou, na manhã desta segunda-feira (26), durante entrevista à rádio Metrópole, que é “candidatíssimo” à reeleição ao Senado em 2026. Segundo o parlamentar, não há qualquer pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele abra mão da disputa, contrariando rumores que circulavam nos bastidores da política baiana.
“Eu quero só reafirmar para você e os baianos que nos acompanham: eu sou candidato, candidatíssimo à reeleição em 2026. Como eu entendo que Jerônimo é candidatíssimo à reeleição também em 2026. O resto é plantação daqui, de acolá”, afirmou o senador, deixando claro que a aliança governista segue firme na Bahia.
Jaques Wagner também comentou sobre a formação da chapa majoritária do grupo liderado pelo PT no estado, reconhecendo que haverá uma “equação” a ser resolvida, especialmente diante da intenção do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de disputar uma vaga no Senado, além do desejo do senador Angelo Coronel (PSD) de também tentar a reeleição.
“Vamos ter um problema em 2026 para montar a chapa? Não diria um problema, teremos uma equação para fazer”, ponderou Wagner.
Durante a entrevista, Rui Costa participou por telefone e reforçou seu posicionamento. “Quero aqui reafirmar em alto e bom som, em letras garrafais: nosso candidato a governador do nosso grupo chama-se Jerônimo Rodrigues, nosso candidato a senador chama-se Jaques Wagner, e eu estou colocando o meu nome à vaga de senador que nós vamos conversar”, declarou o ministro, afastando de vez qualquer especulação sobre uma possível candidatura sua ao governo do estado.
As conversas para definição da chapa governista, segundo Wagner, devem avançar até o início de 2026. A expectativa é que os principais nomes da base aliada encontrem um consenso que preserve a unidade do grupo que comanda a política baiana há quase duas décadas.
Mín. 23° Máx. 25°