Durante a audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2025, realizada na Câmara Municipal de Mata de São João, a vereadora Kennya Carneiro chamou a atenção para um problema na rede de atenção básica do município: a falta de agentes comunitários de saúde, especialmente na região do litoral.
Segundo a vereadora, a ausência desses profissionais tem comprometido a cobertura da Saúde da Família, sobrecarregando os poucos agentes em atividade que precisam se deslocar para outras comunidades dando suporte no atendimento.
O representante da prefeitura presente na audiência confirmou o déficit de agentes e reconheceu que há necessidade da realização de concurso público para recompor a equipe. No entanto, ao ser questionado pela vereadora sobre o fornecimento de transporte para os agentes que precisam se deslocar para outras localidades, o preposto da gestão municipal admitiu que a prefeitura não oferece nenhum tipo de transporte.
A falta de estrutura e de profissionais coloca em risco a efetividade do programa Saúde da Família, que depende do trabalho contínuo dos agentes para ações de prevenção, acompanhamento domiciliar e promoção da saúde nas comunidades. A situação, exige medidas emergenciais para garantir o direito à saúde da população, especialmente nas áreas mais distantes e vulneráveis do município.
Mín. 23° Máx. 25°